Total de visualizações de página

sábado, 4 de fevereiro de 2012

América Latina avança na luta contra a malária

A América Latina vem se destacando no combate a malária, segundo estudo dos analistas do Institute of Health Metrics and Evaluation (IHME). Segundo Rafael Lozano, co-autor do estudo, em 1980, a América Latina registrava um número de quase cinco mil mortes causadas pela malária; e, em 2010 foram registrados 1.100 óbitos. O mosquito transmissor da doença veio sendo combatido através do uso de pesticidas e inseticidas.

Embora tenha ocorrido avanços, o combate à malária está longe de terminar. Segundo um estudo financiado pela Fundação Bill e Melinda Gattes, a malária causou 1,2 milhão mortes, em todo o mundo, em 2010. Para piorar, os especialistas do IHME acreditam que os números da OMS desconsideram muitos casos. Devido a este grande número de casos, é difícil imaginar que a doença esteja erradicada em pouco tempo.

Na América Latina, a malária é causada pelo Plasmodium vivax (que é o mais predominante na espécie). A malária causada por essa espécie não é mortal. Após o contágio, o período de incubação é de 15 dias.

noticias.terra.com.br;
wikipedia.org.pt.



Nenhum comentário:

Postar um comentário