Total de visualizações de página

sábado, 10 de dezembro de 2011

Ações corriqueiras podem prejudicar a visão

Alguns hábitos corriqueiras adotadas por muitas pessoas, podem prejudicar a visão. Dentre essas medidas podemos apontar: coçar a vista; ler no escuro, deitado ou com o livro próximo dos olhos, ler em um veículo em movimento; expor os olhos a produtos químicos ou ferramentas.

Seguem as consequências desses hábitos. Durante a leitura, se colocarmos o livro muito próximo da vista, podemos forçar o cristalino (espécie de diafragma do olho) provocando a miopia. Se lemos deitados, podemos ter um achatamento dos olhos. Ler no escuro dilata a pupila, causando desconforto. Ler em veículos em movimento força os músculos provocando desconforto podendo provocar o estrabismo.

Para preservar a visão, alguns hábitos são fundamentais, tais como: quando ler, manter o livro a uma distância de, pelo menos, 30 cm; usar o computador ou ver TV com a luz acesa; usar óculos ao manusear ferramentas ou usar produtos químicos; se consultar com o oftamologista, pelo menos uma vez por ano; não usar colírios sem prescrição médica.

g1.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário