Total de visualizações de página

sábado, 17 de dezembro de 2011

Beber café pode diminuir chances de câncer

Um estudo mostra que o consumo de café pode diminuir os riscos de câncer endometrial. Segundo a pesquisa, realizada na Universidade de Harvard, o consumo de quatro xícaras de café por dia, com intervalos prolongados, reduz o risco de câncer em 25%. Isso ocorre porque a bebida modula os níveis de estrogênio e insulina de forma favorável.

Mesmo trazendo benefícios é importante lembrar que o consumo de café deve ser dosado. Isso porque o café, geralmente, sofre a adição de açúcar; e, em alguns casos, nata. Esses elementos podem afetar o metabolismo da glicose e os níveis de estrogênio (ambos mantém relação direta com o surgimento de câncer).

O câncer no endométrio origina-se a partir do tecido que recobre o útero. Ele costuma ser mais frequênte em mulheres que tenham entre 50 e 59 anos de idade. Dentre os fatores que podem ocasionar esse tipo de câncer podemos citar: a obesidade, a menopausa tardia, a nuli ou oligoparidade, a sindrome da anovulação crônica, os tumores de ovários produtores de estrogênio e o uso, isolado, de estrogênio exógeno.

Este tipo de câncer pode ser diagnosticado através de diferentes métodos; dentre estes: a citologia cérvico - vaginal, a citologia peritoneal ou a citologia endocavitária. Dentre estes métodos a endocavitária apresenta uma eficiência de 90% .

sidneyrezende.com;
prensa-latina.cu;
unifesp.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário