Total de visualizações de página

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Batatas fritas e bolos terão menor quantidade de sódio

As empresas alimentícias que comercializarem batatas fritas, bolos e maionese vão ter que diminuir a quantidade de sódio encontrada em seus produtos. Um documento assinado entre o Ministério da Saúde e representantes de empresas fabricantes de alimentos regulamenta a quantidade máxima de sal usada para cada 100g de alimento. As empresas deverão estar alinhadas com a nova lei até 2014.

O consumo excessivo de sal é o principal causador da hipertensão. Esse excesso, geralmente, ocorre durante o preparo dos alimentos. Uma pessoa saudável deve consumir, no máximo, cinco gramas de sal por dia ou uma colher de chá rasa.

Segundo dados do Ministério da Saúde, 23% da população brasileira adulta sofre de hipertensão. A doença ocorre quando os níveis da pressão arterial estão acima da média da população em geral (12 por 8). Para que haja hipertensão, esse valor anormal deve ser constante (ou seja, sempre maior que a média: 12 por 8). No caso das crianças, esse número varia de acordo com a idade e são sempre mais baixos do que nos adultos.

Existem algumas medidas que podem ser úteis para a diminuição do consumo de sal. São elas: dar preferência a alimentos frescos, evitar os temperos e sopas prontos, evitar comer salgadinhos e queijos gordos; uma outra medida é remover o excesso de sal de comidas enlatadas (como o palmito), nesse caso, vale retirá-las da conserva e colocá-las de molho em água fresca por uma hora.

band.com.br; idmed.uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário