Total de visualizações de página

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Casos de malária diminuem

Os índices de mortalidade por malária diminuíram em todo o mundo. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), os indices de mortalidade por malária caíram mais de 25%, desde 2000, em todo o mundo; sendo que, a cada ano, ocorre uma diminuição de 5% dos casos. A OMS disse, ainda, que a diminuição do número é resultado de programas de prevenção e controle; que incluem o uso de mosquiteiros e de mais medicamentos.

O relatório da OMS indicou que a África é o continente que apresenta a situação mais crítica e que as crianças são o grupo mais vulnerável. 81% dos casos e 91% das mortes ocorreram nesse continente; e 86% das vítimas eram crianças menores de cinco anos de idade.

O número de vítimas da malária no Brasil, também, diminuiu. Segundo o Ministério da Saúde, em 2000, foram diagnosticados mais de 600.000 casos; já em 2010, esse número caiu para 306.000. Como forma de prevenção da doença, o Ministério da Saúde vai investir 15 milhões de reais. Esse montante vai ser aplicado na construção de mosquiteiros imunizados com inseticidas.

A malária é uma doença infecciosa, causada pelo protozoário chamado de Plasmodium. Em nosso país, esse protozoário pode ser encontrado na região da Amazônia. Essa doença pode ser contraída de diferentes formas. Dentre elas: a picada do mosquito Anopholes, transfusões de sangue e o uso de seringas infectadas.

Os sintomas da malária são: febre alta, sudorose, calafrios, palidez, cansaço, falta de apetite; além de dores na cabeça e em outras regiões do corpo. No caso de contágio através do P. falciparum, esses sintomas se manifestam a cada dois dias ou 48 horas; mas, se a contaminação se der através do P. malarie, esse período aumenta para três dias ou 72 horas.

A única forma de prevenção é evitar a picada do mosquito. Para isso, é válido: o uso de repelentes, procurar usar roupas que cubram as pernas e braços, principalmente no fim da tarde e início da noite. Outra medida é não deixar água parada, a fim de que evitar a proliferação de ovos e, consequentemente, o nascimento de novos mosquitos.

Para confirmar a presença da malária no organismo é necessária a retirada de uma amostra, que pode ser retirada da ponta do dedo. O tratamento se dá através através do uso de medicamentos orais.

brasilescola.com.br
veja.abril.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário