Total de visualizações de página

domingo, 4 de dezembro de 2011

Cai número de mortes causadas por Aids no Brasil

Embora ainda sejam altos, o número de mortes causadas por Aids no Brasil vem caindo. Em 12 anos, a taxa de incidência da doença caiu 17%. Os números indicam, também, que o vírus HIV mata cerca de nove pessoas por dia em São Paulo, por conta de complicações no quadro dos afetados.

A queda no número de casos ocorre em todas as regiões do país. Para a coleta dos dados foram comparados os anos de 2009 e 2010. No sudeste, nesse período, ouve uma queda de 19,2 casos para 17,6; no nordeste caiu de 4,2 para quatro; no norte de 21,9 para 20,6; no centro-oeste de 9,6 para 7,9; e no sul de 29,8 para 28,8.

O Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, apontou dois motivos para o sucesso obtido. O principal deles é a facilitação do acesso ao remédio. O Ministro afirmou que o acesso ao medicamento está fazendo com que as pessoas vivam "mais e melhor". E o outro é a rapidez no diagnóstico.

Apesar dos avanços, o caso de homossexuais é bastante delicado. Isso porque houve um aumento dos casos de contaminação da Aids entre o grupo que se encontra entre 15 e 24 anos. Neste grupo, a situação daqueles que se encontram com 21 anos é ainda mais preocupante, já que, segundo o Ministério da Saúde, o número de pacientes com essa idade, praticamente, dobrou. Em 1990, esses jovens respondiam por 25,2%; já em 2010, esse número chegou a 46,6%.

Segundo Alexandre Padilha, o Ministério da Saúde ainda não identificou o motivo do avanço dos casos de infecção por HIV nos jovens. O Ministro afirmou que 95% deles sabem que a melhor forma de previnir a Aids é através do uso da camisinha.

saude.terra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário