Total de visualizações de página

domingo, 8 de janeiro de 2012

Cidade do Rio de Janeiro corre risco de uma epidemia de dengue

A cidade do Rio de Janeiro registou quase 80 mil casos de dengue. Segundo o Superintendente de Vigilância em Saúde, Márcio Garcia, os números referentes a doença, nesse ano de 2012, são preocupantes. Para tentar minimizar os efeitos da dengue serão criados 30 pólos destinados ao tratamento da doença.


A dengue é transmitida através da picada do mosquito infectado pelo vírus que atende pelo nome de Aedes aegypt. A partir do momento em que esse mosquito pica a vítima, o vírus passa por um período de incubação dentro do corpo humano que vai de quatro a 10 dias. Os primeiros sintomas da doença são: febre alta, dores nas articulações e nos músculos, fraqueza, falta de apetite, manchas vermelhas pelo corpo, fortes dores de cabeça e, também, no fundo dos olhos.


Existem dois tipos de dengue: a chamada dengue clássica e a hemorrágica. A dengue clássica é curada naturalmente, pois o organismo se livra do vírus através da ação dos anticorpos; já a dengue hemorrágica provoca sangramentos no nariz, na gengiva e no abdômen (que fica dolorido).


Não existe tratamento específico para a dengue, mas há para os sintomas apresentados pela doença. Como dica, podemos indicar o uso de antitérmicos e analgésicos; o primeiro ajuda a controlar a febre, já o segundo é importante para amenizar as dores.


noticias.terra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário