Total de visualizações de página

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Estudo que associa a reposição hormonal ao risco de câncer pode estar errado

O estudo que associa o câncer de mama à reposição hormonal pode ser falso. Uma matéria, publicada no periódico Journal of Family Planning and Reproductive Health, indica que esse estudo têm problemas e que tirar conclusões dele é arriscado . A pesquisa, realizada na Grã -Bretanha, baseava-se em entrevistas realizadas com mais de um milhão de mulheres que se encontravam na pós-menopausa. A matéria afirma que as mulheres detectadas com câncer pelo estudo, já teriam o tumor antes de iniciarem o tratamento com a reposição hormonal.

Atualizações na pesquisa indicaram que mulheres que realizaram a reposição hormonal tiveram um aumento no risco de câncer. Aquelas que usavam, apenas, o estrogênio tiveram um risco de 30% a mais de chances de adquirirem câncer; e outras que combinavam o estrogênio e a progesterona tiveram o dobro do risco de obtenção de câncer. Mas, atualizações no estudo mostraram que o risco de obtenção de câncer volta ao normal cinco anos após o fim do tratamento.

O hormônio, usado na reposição, chama-se TRH. Os seus resultados são imprecisos, pois podem funcionar com um grupo de mulheres e não apresentar benefícios para outras. O TRH é usado para minimizar os efeitos desconfortáveis da menopausa (são eles: ondas de calor, insônia e alterações na pele); além disso, o TRH pode ser usado no tratamento da osteoporose.

afp.com;
scielo.br.



Nenhum comentário:

Postar um comentário