Total de visualizações de página

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Incidência de câncer vai aumentar no Brasil

Uma estimativa realizada pelo Inca (Instituto Nacional de Câncer) indicou um aumento de, mais ou menos, um milhão, no número de casos de câncer no Brasil. Segundo o médico Paulo Hoff, encarregado de cuidar do câncer do ex-presidente Lula, não há como medir a quantidade de novos casos, porém acredita que a estimativa esteja próxima da realidade. Hoff disse ainda que o envelhecimento da população pode agravar ainda mais essa previsão.

Hoff apresentou uma preocupação com esse envelhecimento da população. Segundo ele, quando a pessoa envelhece, suas células ficam mais tempo expostas aos fatores que podem transformá-las em cancerígenas. Por outro lado, Hoff afirmou que esse dado não significa um cenário tão horroroso; isso porque o câncer é uma doença que demora a se instalar no organismo das pessoas e, esse tempo, pode ser usado para conscientizar os jovens sobre seus atos, visando a diminuição dos casos de câncer.

Contudo, Hoff acredita que há uma saída para essa situação. Segundo ele, é necessário que haja um maior investimento na prevenção do câncer; e, também, na conscientização dos jovens sobre hábitos saudáveis. O médico disse, ainda, que, dentre as pessoas que têm câncer, 60% pode conseguir a cura.

O câncer é uma doença que surge a partir da alteração dos códigos genéticos da pessoa afetada. Ele age invadindo uma determinada célula e, também, as estruturas vizinhas a ela e realiza tais alterações.

estadao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário