Total de visualizações de página

domingo, 1 de janeiro de 2012

Gripe aviária volta a ameaçar

Um grupo de cientistas criaram uma fórmula mais forte do vírus H5N1, responsável pela transmissão da gripe aviária. Diante disso a OMS (Organização Mundial da Saúde - ligada a ONU) alertou para uma ameaça de contágio desse tipo de gripe. Segundo o órgão, essa pesquisa mostra como o H5N1 pode se tornar transmissível e, por isso, causar uma pandemia.

Os EUA também estão preocupados com esse experimento; pois, segundo eles, a publicação de detalhes desse estudo pode oferecer subsídios para que terroristas usem o vírus para um eventual ataque.

O H5N1 é extremamente mortal para pessoas que estão expostas ao vírus. Desde que foi identificado, o vírus da gripe aviária já fez cerca de 600 vítimas; dessas, mais da metade veio a falecer.

Muitos cientistas temem que o vírus da gripe aviária possa ser transmitido através do contato pessoal. A preocupação com um possível contágio de pessoa para pessoa é tanta, que o Instituto de Saúde dos EUA financiou estudos com o objetivo de saber como o vírus poderia se tornar mais transmissível em humanos.

g1.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário