Total de visualizações de página

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Povo avalia saúde pública como ruim

Uma pesquisa realizada pelo Ibope indicou que a população brasileira acha a saúde pública "ruim" ou "péssima". A pesquisa, encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) aponta que 61% dos brasileiros classificam o atendimento público de saúde como desqualificado. Dentre os principais problemas estão: a demora e a qualidade do atendimento, além do desperdício.

Dentre esses problemas, a demora é o principal, pois foi apontada por 55% dos entrevistados. O Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, apontou algumas medidas que estão ajudando a agilizá-los. Uma delas é a criação das UPA's; segundo o ministro, elas desafogam os Pronto - Socorros evitando a lotação destes. Outra medida, que visa agilizar o atendimento, foi a criação dos centros de Telessaúde, que são unidades de saúde que se encontram nas periferias e cidades pequenas; através delas, médicos podem enviar e receber exames pela internet, além de fazer atendimentos simples.

As medidas anunciadas pelo Ministério da Saúde não convence a população. Pois a pesquisa do Ibope indicou que o povo acredita que a contratação de mais profissionais seria a solução para os problemas no atendimento. Em resposta, Alexandre Padilha afirmou que a falta de profissionais não é culpa do Ministério da Saúde e o que o problema está na escassez de profissionais.

Contudo, o Ministério da Saúde não se conforma com a falta de profissionais e vem buscando soluções para o problema. Uma das alternativas é a oferta de bolsas de residência médica para conseguir os profissionais em falta. A iniciativa é fruto de uma parceria com o Ministério da Educação.

g1.globo.com




Nenhum comentário:

Postar um comentário