Total de visualizações de página

sábado, 7 de janeiro de 2012

Ministério da Saúde amplia a cobertura para tratar a Hepatite B

O Ministério da Saúde aumentou a média de idade para a vacinação contra a Hepatite B. Antes, o limite de idade para se vacinar contra a doença era de 24 anos; agora, podem ser vacinados pessoas de até 29 anos. A medicação vai ser oferecida pelo SUS.


Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a frequência dos casos de Hepatite B no Brasil é baixa. Entre os anos de 1999 e 2009 foram diagnosticados 94 mil ocorrências. No ano de 2010, o número de casos entre pessoas que tenham idade entre 20 e 69 anos foi de, apenas, 0,6%.


A Hepatite B é uma infecção do fígado. Ela nem sempre apresenta sintomas, cerca de 70% da população adulta que contrai Hepatite B, apresenta a forma crônica da doença. A Hepatite B pode se tornar crônica; cerca de 5% a 10% dos adultos têm esta forma de Hepatite, por isso a necessidade do aumento da faixa etária dos pacientes atendidos.


A Hepatite B pode ser transmitida através da relação sexual sem proteção, ou pelo compartilhamento de objetos contaminados (dentre estes podemos citar: lâminas de barbear ou de depilar, escovas de dentes, alicates de unha, artigos para a colocação de piercing e tatuagens, instrumentos usados para se drogar, acidentes que provoquem contato com material químico, procedimentos cirurgicos e hemodiálise que não atendam as normas de segurança).


g1.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário