Total de visualizações de página

domingo, 29 de janeiro de 2012

Saiba qual a diferença entre alergia e intolerância alimentar

Alergia alimentar e tolerância alimentar não são a mesma coisa, embora muitas vezes sejam classificadas como iguais. A alergia trata-se de uma reação, considerada grave, podendo, inclusive, levar a morte; já a intolerância alimentar é um problema no metabolismo que gera aversão a determinado alimento, porém não oferece riscos.

A alergia alimentar não é um problema comum entre as pessoas (6% das crianças têm esse problema, enquanto que nos adultos sua frequência é de 3 a 4%). Ela é uma reação corporal contrária as proteínas de determinados alimentos; pois o organismo as identifica como uma substância invasora que deve ser eliminada.

Esse tipo de alergia, embora possa ser identificado, não tem seus sintomas diagnosticados com precisão. Mas, a imaturidade da barreira mucosa intestinal vem sendo apontada como fator de maior incidência de alergia alimentar em crianças.

A intolerância alimentar não vem a ser um problema grave, pois trata-se de, apenas, um mal -estar passageiro que pode ser causado por qualquer alimento. No caso da intolerância, o problema não são as proteínas e sim os açúcares. O corpo de uma pessoa com intolerância alimentar não apresenta enzimas capazes de absorver uma determinada substância; como consequência essa substância fica armazenada no estômago, causando desconfortos.

estadao.com.br;
bolsademulher.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário