Total de visualizações de página

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Arritmia cardíaca é a principal causa de AVC

Uma pesquisa realizada apontou que a fibrilação atrial (tipo de arritmia cardíaca que ocorre quando o átrio deixa de contrair) é uma das principais causas da ocorrência de AVC (Acidente Vascular Cerebral). A pesquisa, que conta com o apoio da Sociedade Brasileira de Cardiologia, mostra ainda que a população não sabe quais as principais causas da doença, pois muitos entrevistados apontaram a obesidade, a pressão alta e o colesterol como agentes causadores.

A fibrilação arterial é um problema grave, pois, durante uma arritmia, o coração pode não conseguir bombear sangue para todo o corpo e, dessa maneira, danificando vários órgãos como o cérebro, por exemplo. Além disso, a fibrilação arterial atinge 1,5 milhão em todo o país. A forma correta de tratamento dessa arritmia é através do uso de anticoagulantes, além de consultas regulares a um médico; em casos mais graves é recomendável intervenção cirúrgica. 

As arritmias cardíacas surgem por conta de alguns hábitos condenáveis como o consumo de: drogas lícitas (cigarro e álcool, por exemplo) e ilícitas e; também, da ingestão de medicamentos sem a prescrição médica e do consumo de cafeína. Esses hábitos acabam por ocasionar doenças que, dentre os sintomas, apresentam a arritmia.

Para se prevenir de doenças como a arritmia cardíaca vale tomar algumas providências como:


  • Realizar musculação;
  • Procurar não ingerir alimentos calóricos e gorduras saturadas, pois ambos contribuem para o aumento do colesterol, o que pode provocar o diabetes;
  • Não ingerir sal em excesso;
  • Controlar o peso, pois o sobrepeso pode sobrecarregar o coração e, assim, causar uma doença cardíaca;
  • Esteja atento ao sono. Distúrbios durante o sono, também, podem fazer mal ao coração;
  • Tente ter uma rotina tranquila durante o dia, o estresse pode trazer problemas a saúde.
oglobo.globo.com;
zerohora.clicrbs.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário