Total de visualizações de página

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Um em cada três adultos apresentam pressão alta

A hipertensão é uma doença comum entre os brasileiros. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) um em cada três brasileiros apresentam a hipertensão. De acordo com Margareth Chan, diretora geral da OMS, esse dado mostra que as doenças crônicas (como a hipertensão) vêm atingindo um número cada vez maior de pessoas.

A hipertensão trata-se do aumento da pressão sanguínea nas artérias. Essa pressão deixa a pessoa mais vulnerável a outros problemas como derrame cerebral, infarto do miocárdio, aneurisma e, também, lesões renais. Mesmo sendo uma doença perigosa, muitos brasileiros hipertensos não se tratam. Estima-se que de um total de 30 milhões de brasileiros hipertensos, apenas 10% procuram controlar sua pressão arterial.

Contudo, não são apenas os brasileiros hipertensos que parecem não se preocupar com seu estado. Isso porque, do total de consultas médicas realizadas para tratar a hipertensão, apenas em 29% das consultas é aferida a pressão dos pacientes e isso deveria ser um procedimento de rotina nesse caso. 

Relatórios da OMS afirmam que as doenças não contagiosas são responsáveis por dois terços das mortes no mundo. Ao que tudo indica, esse número preocupante é fruto falta de interesse. Pois, os números da OMS apontam que os países desenvolvidos conseguiram reduzir os casos de diabetes através de pequenos investimentos em diagnósticos e tratamentos.

Dentre os lugares com alto índice de doentes, o continente africano é o que mais preocupa a OMS. Pois, segundo a OMS, a população de muitos países nem sequer sabem que as tais doenças crônicas são capazes de matá-los.

Uma maneira de identificar a hipertensão é observando os sintomas da doença; pois, muitos deles podem ser identificados facilmente; São eles: tontura, dores de cabeça, dormência de um dos lados do corpo, falta de ar e dores no peito.

Para se prevenir contra doenças crônicas, como a hipertensão, é necessário ter hábitos saudáveis por toda a vida. Atos como: medir a pressão, pelo menos, uma vez por ano; praticar atividade física diariamente; manter o peso ideal; consumir pouco sal e frituras; reduzir o consumo de álcool; e não fumar.  

oglobo.globo.com;
noticias.r7.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário