Total de visualizações de página

sábado, 5 de maio de 2012

Café é um bom remédio para a ressaca

Muitas vezes esquecemos o que fizemos no dia anterior simplesmente porque tomamos um porre. E o café, uma bebida muito comum em nosso dia a dia, pode ser a solução para este problema. Isso porque, uma experiência, realizada com ratos, indicou que a cafeína é capaz de cortar o efeito da perda de memória. 

Durante a experiência, os cientistas dividiram os ratos em grupos. Em um deles injetaram uma substância chamada pentilenotetrazol e, também, etanol (álcool); já no outro, além desses compostos, os ratos receberam uma pequena quantidade de cafeína. 

Após injetar as substâncias nos ratos, os cientistas jogaram quatro bolinhas dentro de uma gaiola, onde se encontravam os roedores. No dia seguinte, novamente, foi posto à disposição dos ratos as tais bolinhas e uma nova bolinha. Aqueles que tomaram a cafeína pareceram se lembrar melhor do dia anterior, pois eles foram atrás do objeto colocado no dia seguinte, deixando as primeiras bolinhas para trás. Ou seja, a cafeína parece amenizar os efeitos da perda de memória, provocada pelo álcool.

Existem outras soluções simples que podem ajudar a minimizar os efeitos de um porre. São eles: caminhar, pois a caminhada faz com que o metabolismo se regule; comer alimentos leves como a salada, pois eles facilitam a digestão e, assim, não sobrecarregam outros órgãos que estão encarregados de eliminar o álcool; beber água com açúcar, pois o álcool faz com que perdemos água e, também, diminui nosso nível de açúcar e, sendo assim, misturar água e açúcar repõe essa quantidade perdida, podemos beber também socos de frutas cítricas, elas ajudam a repor os sais perdidos com a bebedeira.

 Além dessas existem outras medidas como, por exemplo, não dormir de barriga para cima, porque, em caso de vômito, podemos nos sufocar.Se o caso de embriaguez for mais sério e a pessoa estiver entrando em coma alcoólico, ela deve ser levada a um pronto-socorro para que a glicose seja reposta, através de injeção na veia.

super.abril.com.br;
g1.globo.com;
gazetaonline.globo.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário