Total de visualizações de página

terça-feira, 8 de maio de 2012

Sinais do Alzheimer podem aparecer muito antes do diagnóstico da doença

Um estudo descobriu que o Alzheimer podem aparecer até dez anos antes da doença  mostrar seus primeiros sinais. Uma retração no córtex cerebral pode ser um sinal da presença do Alzheimer. Para a realização do estudo, foi feito um escaneamento do cérebro de 65 idosos.

Os resultados do estudo indicaram que pessoas que apresentam o córtex menor são três vezes mais propensos em desenvolver Alzheimer, num  período de 10 anos. No início do estudo, as pessoas analisadas não apresentavam nenhum sintoma da doença e tinham o córtex menor. 

O estudo mostrou, através de porcentagem, a relação entre o tamanho do córtex e o risco de ocorrência do Alzheimer; segundo os cientistas a doença começa a agir muito antes dos primeiros sinais; ela faz com que o córtex diminua gradativamente.

Dentre as pessoas que apresentavam o córtex menor, 55% eram propensas a contrair a doença; no caso dos córtex médios, 20% tinham chances de desenvolverem o Alzheimer e, outros que apresentavam o córtex maior, não corriam qualquer risco de terem Alzheimer.

Essas pessoas foram avaliadas por um período de dez anos. Ao final do estudo, foi diagnosticado, através de autopsia, que 15 pessoas desenvolveram demência ou deficiência mental (ambos problemas característicos do Alzheimer).

O córtex cerebral é uma região muito importante do cérebro; pois é através dele que o ser humano é capaz de realizar ações como: pensar, planejar e lembrar. Ao afetar o córtex, o Alzheimer compromete, logicamente, todas essas funções.

hyperscience.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário