Total de visualizações de página

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Célula-tronco pode proteger pacientes da quimioterapia

Cientistas acreditam que as células-tronco podem servir como um escudo para proteger células saudáveis do tratamento com quimioterapia. A alternativa é interessante porque, ao mesmo tempo em que destrói células infectadas pelo câncer, pode também eliminar células saudáveis, levando o paciente debilitado; com a nova descoberta possibilita que as células-tronco do paciente sejam retiradas e alteradas com um gene resistente à quimioterapia.

A nova metodologia já foi testada e, segundo o  médico Hans Pieter-Klien, um dos autores do estudo, os resultados foram positivos. Segundo ele, os pacientes, protegidos pela célula-tronco, foram capazes de resistir mais à quimioterapia, em comparação com outros que realizaram o tratamento normal. Os médicos afirmam que o uso das células-tronco como escudo fez com que pacientes que tinham câncer em fase terminal vivessem  dois anos a mais que outros que realizaram tratamento normal.

Segundo a cientistas da ONG Cancer Research UK, Susan Short, traz um novo rumo para a proteção de células normais durante o tratamento de um paciente com câncer. Pois segundo ela, em alguns tratamentos não há como ser evitado o contágio das células saudáveis, o que passa a ser possível a partir dessa técnica.

Abaixo seguem algumas dicas de como se proteger do câncer, pois essa doença é causada por uma rotina desregrada das pessoas. Confira:


  • Faça sexo;
  • Realize exames de prevenção;
  • Tome café;
  • Coma peixes, verduras, legumes e evite frituras;
  • faça exercícios físicos.

saude.ig.com.br;
mdemulher.abril.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário