Total de visualizações de página

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Pesquisadores mostram como o corpo lida com o estresse

Muitas vezes ficamos mais calmos porque uma outra pessoa nos dirigiu palavras de conforto. O que faz com que nos acalmemos é o nosso sistema nervoso autônomo, que reage a liberação da oxitocina (neurotransmissor relacionado à confiança) fazendo o corpo se acalmar. Especialistas afirmam que é importante a intervenção de um amigo para que a outra pessoa se acalme; isso porque nossos nervos podem estar conectados a oxitocina.

A oxitocina é um hormônio que funciona protegendo o cérebro do impacto das grandes emoções. Ela age estimulando nosso lado afetuoso. É por conta desse hormônio que preservamos laços familiares, de amizade e etc. E, os laços de amizade e amor, nos torna menos frágeis a questões que possam nos abalar emocionalmente e psicologicamente.

Segundo o cirurgião Stephen Porges, ficamos abalados emocionalmente, porque não temos preparo para lidar com determinadas situações. O cirurgião cita a morte para explicar a questão; segundo ele não estamos preparados para ela e quando estamos debilitados (por exemplo), não temos condições emocionais de, sozinhos, superar a situação adversa.

O estresse não ataca, em particular, o nosso cérebro; e sim todo o nosso organismo. A consequência disso é a decadência física provocada pelos sintomas da doença que podem ser: dificuldade pra dormir, excesso de vigilância, sobressaltos, além de dores.

Para tratar o estresse, primeiramente, devemos procurar saber o motivo que nos leva a ele. A prática de exercícios físicos e uma alimentação correta, ajudam a tratar a doença. Contudo, em casos delicados, o mais indicado é a ajuda médica.

oglobo.globo.com;
crescer.globo.com.
  




Nenhum comentário:

Postar um comentário