Total de visualizações de página

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Crianças sonolentas durante o dia têm problemas para aprender

Crianças que têm muito sono durante o dia, mesmo quando dormem bem à noite, tem problemas de aprendizado. De acordo com os pesquisadores da Faculdade de Medicina da Universidade Estadual da Pensilvânia, a sonolência diurna excessiva atinge, aproximadamente, 15% da população e pode ser causada não só pela falta de sono mas, também, pela  apneia do sono, além do uso de medicamentos. 

A sonolência diurna pode trazer muitos males a saúde. Segundo os pesquisadores, crianças que apresentam esse problema são mais propensas a apresentar hiperatividade, problemas de atenção, memória e comportamento. O problema de sonolência pode ser causado por diferentes fatores, entre eles: obesidade infantil, depressão, ansiedade, asma e dificuldade para dormir.

Existem muitos tipos de disfunções durante o sono e, cada uma, exige um tratamento específico. Portanto, o mais recomendado é a identificação do tipo de disfunção. Confira os exemplos de disfunção para o sono:


  • Privação Voluntária do Sono: é necessário aumentar o tempo do sono (ou seja, passe a deitar-se mais cedo);
  • Síndrome das Pernas Inquietas / Movimento Periódico dos Membros: realização de exercícios e o uso de agentes dopaminérgicos;
  • Distúrbios do Ritmo Circadiano: realização de fototerapia e melatonina.
A sonolência excessiva é um problema grave. No ano de 1990, nos EUA, ela foi apontada como motivo para a ocorrência de 200 mil acidentes de automóvel. Além disso, essa doença responde por um terço dos acidentes fatais envolvendo caminhões. Além desses, desastres como o de Chernobyl foram relacionados a fadiga.


veja.abril.com.br;
scielo.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário