Total de visualizações de página

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Câncer de ovário é um dos mais perigosos

O câncer de ovário é um dos mais delicados; pois, se não for tratado, o tumor pode atingir estágios mais avançados e, posteriormente, ele passa a pressionar o ovário, causando dor, sangramento, inchaço e prisão de ventre.

Para aumentar a gravidade do problema, o câncer de ovário é um tipo difícil de ser tratado. Segundo Glauco Baiocchi Neto, diretor do departamento de ginecologia do Hospital A. C. Camargo, a grande dificuldade está em identificar esse tipo de câncer, pois ele não apresenta sintomas específicos. Essa, provavelmente, é a explicação para o fato de que 3/4 dos canceres de ovário apresentarem-se em estágio avançado na hora em que são descobertos.

Mesmo não apresentando sintomas claros, há maneiras de subentender a presença do câncer. Esse tipo de doença tem um forte componente genético  e está ligado a componentes que causam o tumor na mama (ou seja, o câncer de mama).

As mulheres que costumam ser atingidas por esse tipo de câncer apresentam as seguintes características: atingiram a menopausa tardiamente, realizam reposição hormonal, fumam, são obesas e apresentam endometriose (inflamação do endométrio). Mulheres que apresentam endometriose ficam numa situação ainda mais delicada. Segundo o Inca (Instituto Nacional de Câncer), o risco de câncer no ovário dobra nas mulheres que contém a endometriose.

Existem algumas maneiras de se prevenir contra o câncer de ovário; seguem as opções: o uso de anticoncepcionais, o consumo de soja, injeções mensais de hormônio, não se dispor a muitas gestações, não se expor a toxinas (como fumaça de cigarro) e ter uma alimentação saudável. 

saude.ig.com.br;
mdemulher.abril.com.br
portalsaofrancisco.com.br;
estadao.com.br;
claudia.abril.com.br.


Nenhum comentário:

Postar um comentário