Total de visualizações de página

domingo, 8 de abril de 2012

Alimentação saudável e exercícios previnem câncer

Alguns alimentos de baixo valor nutricional podem funcionar como estopim para o início de um câncer. Portanto,aqueles que sabem como se alimentar bem correm um risco menor de obter essa doença no futuro. Além da alimentação, os especialistas apontam os exercícios físicos como uma maneira de prevenir a doença.

Dentre os alimentos que podem colocar nossa saúde em risco, levando ao câncer, estão os embutidos; são eles: linguiça, salsicha, presunto e o peito de peru. Estes alimentos contém conservantes que, quando em contato com o suco gástrico, são transformados em substância cancerígena. Seguindo essa linha dos conservantes, devemos lembrar que o sal, contido no bacalhau, também tem essa função; e, sendo assim, também é perigoso.

Não é só os alimentos que ameaçam nossa saúde, a forma de prepará-los também pode acarretar num câncer.  Segundo o nutricionista do Inca (Instituto Nacional do Câncer), Fábio Gomes, o ideal é que os alimentos sejam preparados no forno ou cozidos; pois, quando fritamos algo, fazemos com que a comida seja exposta a uma temperatura altíssima e por isso surge um composto cancerígeno capaz de provocar mutações celulares.

Como forma de prevenção do câncer, o nutricionista aponta o consumo de: frutas, legumes, verduras e fibras. Segundo Fábio, esses alimentos protegem as células de possíveis agressores que podem deixá-las doentes e, até mesmo, ocasionar o câncer. Esses alimentos agem bloqueando a chegada de elementos cancerígenos e, também, matam as células já infectadas, evitando a proliferação.

Infelizmente, as projeções, envolvendo o câncer, são as piores possíveis. Segundo a coordenadora de oncologia do Instituto do Câncer, Pilar Esteves Diz, a previsão é de que o câncer se torne a doença mais comum entre as pessoas. Isso porque, embora tenha ocorrido uma evolução no tratamento do câncer, as pessoas têm maus hábitos alimentares. E, logicamente, uma alimentação saudável, seguida de acompanhamento médico, é o ideal para se prevenir da doença.

noticias.r7.com





  

Nenhum comentário:

Postar um comentário