Total de visualizações de página

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Frutas vermelhas são boas para o cérebro

A ingestão de frutas vermelhas pode adiar a perda de memoria em mulheres. Segundo pesquisadores, mulheres que consumiam duas ou mais porções de frutas como morango ou mirtilo conseguiram diminuir a perda de memória. 

Para a realização da pesquisa foi formado um grupo de, aproximadamente, mulheres 122 mil mulheres; inicialmente, o grupo preencheu um questionário sobre saúde e estilo de vida; posteriormente, o consumo de frutas vermelhas pelas voluntárias foi sendo monitorado.

Recentemente foi descoberto que o tomate (que também é uma fruta) preserva os neurônios da decomposição causada pelo estresse; sendo assim, ele funciona como um preventivo de doenças como Alzheimer e a demência senil. Ele é rico em licopeno que, além ser preventivo contra o câncer, impede a formação do mal colesterol.

As frutas vermelhas não contemplam apenas o cérebro. Elas são fontes de vitaminas, minerais, antioxidantes, anti-inflamatórios anti-alérgicos. No caso dos antioxidantes, se destaca o ácido elágico que protege as células contra os radicais livres e, inclusive, impede a formação deste; além disso, esse ácido reduz os riscos de câncer e diminui a pressão arterial. 

Muitas frutas vermelhas merecem destaque. Dentre essas: o morango, a framboesa, a amora e a groselha. As três primeiras se destacam na prevenção do câncer; já a groselha é responsável pela elasticidade e a resistência dos vasos sanguíneos, além disso  ela fortalece as gengivas e ajuda a nos prevenir de infecções; como a intestinal e as que atingem a pele.

oglobo.globo.com;
nestle.com.br;
noticias.r7.com;
portalsaofrancisco.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário