Total de visualizações de página

segunda-feira, 16 de abril de 2012

A importância dos cuidados com a voz

Hoje (16 de abril) é comemorado o dia mundial da voz e, por essa razão vamos falar da importância de cuidar-la. A voz é tão importante que, para alguns profissionais, a voz funciona como o instrumento de trabalho.  

Nos dias atuais, a saúde da nossa voz está constantemente em perigo; isso porque nossa rotina de vida, quase sempre frenética (que nos faz falar constantemente), o ambiente ruidoso (que nos faz gritar, muitas vezes) faz com que, a cada ano, aumente o número de pessoas com problemas na voz.

Abaixo seguem dicas para preservar a voz:


  • Evitar ambientes ruidosos: Os ambientes barulhentos são os que mais causam prejuízos para a voz; pois, quando estamos em um lugar onde há sons altos ou pessoas que falam alto, somos obrigados a aumentar o volume de nossa voz; e isso pode provocar o aparecimento de nódulos, aumentar a probabilidade de lesões; isso porque, quando falamos alto, contraímos, ainda mais, as cordas vocais.
  • Não forçar a voz: Cada pessoa tem um limite de resistência da voz. Quando extrapolamos esse limite, ocorre a disfonia e, com isso, o risco de lesões aumenta. De maneira geral, o indicado é que falemos por, no máximo, quatro horas por dia e que cantemos por, apenas duas horas.
  • Não fumar: O tabaco é toxico para a voz. Ele pode provocar irritação e resseca a voz.
  • Manter a garganta hidratada: As cordas vocais precisam estar bem lubrificadas com uma capa de mucosa. Para isso, o ideal é consumir 1,5 litro de líquido por dia. Importante lembrar que bebidas alcoólicas e derivadas do café diminuem essa lubrificação.
  • Dormir bem: Dormir menos de seis horas por dia provoca cansaço vocal.
  • Não escarrar: Quando escarramos, temos a impressão de que estamos eliminando resíduos encontrados em nossa garganta. Porém essa "raspagem" provoca irritação.
  • Manter uma alimentação equilibrada: O equilíbrio alimentar nos traz nos proporciona muitos benefícios. Sendo assim, uma boa alimentação deixa nossa garganta mais resistente ao esforço vocal;
  • Proteger a garganta: A garganta deve ser protegida por fora e por dentro. Soluções derivadas do própolis ajudam a proteger a garganta de vírus e bactérias.
  • Marcar consultas com o otorrinolaringologista: Alterações na voz que duram mais de 15 dias, podem significar problemas nas cordas vocais. Alguns desses problemas podem se tornar graves, já que o câncer de glótico é fruto de uma alteração na voz. 
globovision.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário