Total de visualizações de página

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Pessoas altas são mais saudáveis

Uma boa altura é um indicador de saúde. E, aqui no Brasil, a estatura das pessoas têm melhorado e, sendo assim, a saúde também. Muitos fatores foram fundamentais para que a estatura média dos brasileiros aumentasse; dentre eles: o  investimento em vacinação, melhores condições sanitárias, o controle de doenças infecciosas e etc. 

A altura pode ser adquirida através de uma boa alimentação, que deve ocorrer desde os primeiros anos de vida. Isso porque os mais baixos têm mais doenças. Um trabalho publicado no periódico científico American Journal of Cardiology apontou que homens mais altos têm 24% de chances a menos de desenvolverem doenças cardíacas. 

Tendo em vista o aumento da estatura, podemos dizer que o brasileiro está, em média, mais saudável. Até o início dos anos 80, a média de altura do brasileiro era de 1,67 cm; hoje ela chega a 1,74cm. Segundo Daniel Magnoni, nutrólogo e cardiologista do Hospital do Coração, a altura do brasileiro aumentou porque ele passou a se alimentar melhor. 

Essa melhoria na alimentação pode ser comprovada por dados do IBGE (Instituto Brasileira de Geografia Específica) que indicaram que somente 7,2% das crianças, entre cinco e nove anos, apresenta déficit de altura; em 1974, 29,3% apresentavam o problema.

Tendo em vista o crescimento do indivíduo, a faixa dos primeiros dois anos de idade é crucial. Um imprevisto como uma infecção grave ou um quadro de desnutrição pode determinar um crescimento abaixo do previsto; isso porque, segundo o  pediatra Marcelo Reibscheid, do Hospital de São Luiz, de São Paulo, é durante esses dois anos que a criança define a sua estatura, assim como suas estrutura neurológica e psicomotora.

veja.abril.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário