Total de visualizações de página

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Tecnologia aponta diabetes através do sopro

Um dispositivo promete informar se uma determinada pessoa tem diabetes ou não. A nova invenção terá uma funcionalidade parecida com a do bafômetro. O objetivo da criação deste dispositivo é detectar o diabetes em uma pessoa o mais rápido possível, para que o tratamento seja agilizado.

O diabetes é uma doença provocada pela incapacidade do organismo de gerar insulina ou utilizá-la corretamente. A insulina é o hormônio produzido pelo pâncreas para regular o uso da glicose (açúcar) no organismo. Por isso, essa substância é importantíssima, pois o uso correto do açúcar faz com que o processo metabólico seja realizado corretamente.

O açúcar  tem uma grande importância no organismo dos seres humanos. Ele é transformado em energia para que realizemos as tarefas diárias. O açúcar pode ser encontrado no mel, em frutas maduras, na cana, em substâncias ricas em amido (nesse caso, apenas o amido encontrado em cereais; o amido da maisena, por exemplo, é pobre; não contém fibras, nem vitaminas e sais minerais). 

Cuidado com as confusões! Existem apenas dois tipos de açúcar que fazem bem a saúde: a glicose e a frutose:

A glicose é o carboidrato mais importante, pois colabora com o metabolismo. Sua degradação química, durante o processo de respiração celular, fornece energia química, gás carbônico e água. Além disso, a glicose ajuda no controle do diabetes e aumenta a sensibilidade do músculo à insulina.

A frutose,  pode ser encontrada nas frutas; mas, infelizmente, muitas vezes não a consumimos através de produtos naturais e sim industrializados. Por isso torna-se perigosa, pois os doces, enlatados e refrigerantes, reconhecidamente, são prejudiciais a saúde.

eluniversal.com.mx;
grupoescolar.com;
answers.yahoo.com.br;
hipertrofia.org;
uol.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário