Total de visualizações de página

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Saiba mais sobre as dores de cabeça

A dor de cabeça é um problema comum que pode ocorrer em qualquer pessoa. Essas dores são dividas em dois grupos: primárias e secundárias. As primárias são as mais comuns e ocorrem por conta de distúrbios bioquímicos do cérebro que prejudicam os neurotransmissores, causando a dor; são classificadas como dores de cabeça primárias a enxaqueca e as dores tensionais. As secundárias são dores causadas por outras doenças como a hipertensão, por exemplo, e sua gravidade vai estar alinhada com a doença causadora do problema.

No caso das dores de cabeça primárias, elas podem ser divididas em diversos  tipos. Abaixo seguem os exemplos de cefaléia primária e suas causas:


  • Enxaqueca
Pode ter causa física ou emocional (como o estresse, TPM, consumo de determinados alimentos e etc.). Acredita-se que a enxaqueca seja uma doença hereditária; outra característica da cefaléia é que, durante uma crise, o esforço físico piora a dor, que pode durar de quatro até 72 horas.

  • Dor de cabeça tensional
É o tipo mais comum de dor de cabeça. Ela é causada pelo estresse, cansaço e diferentes tipos de alteração (como nos olhos, pescoço, dentes, maxilar ou na postura), esforço físico ou mental. A dor de cabeça tensional ocorre mais em mulheres e sua intensidade varia de leve à moderada. Essas dores podem durar algumas horas ou dias.   

  • Cefaléias em Salvas
É um tipo de dor de cabeça rara e com causa desconhecida. Esse tipo de dor ocorre mais nos homens; é uma dor intensa, que ocorre várias vezes por dia. O ato de deitar-se pode agravar a doença. Sua duração varia (podendo ser de 15 minutos ou, até mesmo, três horas). Esse tipo de dor de cabeça apresenta sintomas peculiares como: vermelhidão nos olhos, lacrimejamento, corrimento e congestão nasal, sudorese, contração da pupila, queda de pálpebra do mesmo lado da dor e edema facial.

  • Hemicranias Paroxísticas
É um tipo incomum de dor de cabeça. Essa dor pode ser intensa ou moderada; seu tempo de duração também é variável podendo durar de cinco há 45 minutos. Ela provoca: dor intensa nos olhos, têmporas, fronte e malar; olhos vermelhos, lacrimejamento, entupimento e corrimento nasal. As crises podem ocorrer diversas vezes ao dia; por dias seguidos ou com intervalos.

Dores secundárias

As dores de cabeça secundárias não contém subdivisões mas apresentam sintomas específicos como: início recente, modificação nas características, evolução das dores, dor de cabeça associada a outros problemas (como febre, por exemplo), dor de cabeça iniciada após 50 anos de idade, dor de cabeça relacionada a atividades físicas ou sexuais 


brasilescola.com.br;
saude.terra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário