Total de visualizações de página

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Pimenta faz bem à saúde

O consumo de pimenta traz diversos benefícios à saúde. A planta pode ser usada como anti-inflamatório, alivia a enxaqueca, é muito eficiente na prevenção do câncer. Isso graças a uma substância chamada capsaicina, que é responsável pelo ardor da pimenta. 

Contudo, é importante lembrar que a pimenta, como todo alimento, pode trazer danos à saúde quando consumida em demasia; pessoas que tem problemas como hemorroidas devem ter cuidado para não exagerar no consumo, pois a pimenta pode agredir a mucosa e pode complicar a situação de uma pessoa que sofra desse problema. Nesse caso, o mais recomendável é a consulta a um nutricionista que possa lhe informar com qual frequência a pimenta poderá ser consumida.

Essa substância age bloqueando um complexo proteico chamado kappa B que interrompe o crescimento de células no organismo. Com o bloqueio desse complexo, o crescimento celular no organismo volta a seu estado normal, prevenindo o câncer.

A pimenta traz muitos benefícios à saúde. Dentre eles:  controla o colesterol baixando o nível do LDL, é antioxidante, acelera o metabolismo, diminui os riscos de doenças cardiovasculares, diminui a incidência de infartos, contribui para o emagrecimento (eliminado a gordura), reduz a TPM, previne o corpo contra varizes, controla o nível de glicose, ajuda no tratamento de renite e aumenta a capacidade pulmonar; e pode, inclusive, ser usada na higienização dos cabelos misturando-a ao xampu, pois ela auxilia no crescimento dos cabelos e ameniza problemas no couro cabeludo.

Cada tipo de pimenta apresenta traz benefícios específicos ao organismo. Confira:

Pimenta malagueta: É anti-inflamatória e antioxidante. Seu consumo pode reduzir dores de cabeça e enxaqueca. Além disso, a pimenta malagueta é composta por uma série de medicamentos naturais;

Pimenta do reino: É rica em Vitamina A, combate os radicais livres, auxilia nas funções da retina e, também, na formação dos ossos; contém Vitamina B1, que gera energia para o nosso corpo, ao acumular açúcares; também apresenta a Vitamina B2, capaz de ajudar na proteção do sistema nervoso, e atuar no metabolismo de enzimas;

Pimenta vermelha: Essa classe é constituída pela pimenta malagueta, dedo de moça, jalapeño, caiena, bode, páprica e, até mesmo, o pimentão. Este tipo de pimenta é anti-oxidante e combate o envelhecimento celular,  eleva o gasto de calorias ajudando no emagrecimento e protege contra gastrite e úlceras, também é capaz de aliviar os momentos de dor, graças a uma substância chamada capsaicina que age neutralizando a substância causadora da dor;

Pimentão: É uma fonte riquíssima de Vitaminas A e C, além de ser antioxidante. Essas substâncias auxiliam no combate aos radicais livres. Além disso, apresenta poucas calorias.

noticias.r7.com;
mundodastribos.com;
blogers.com.br;
portalsaofrancisco.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário