Total de visualizações de página

segunda-feira, 30 de abril de 2012

Exercícios físicos fazem bem ao cérebro

Os exercícios fazem com que nos tornamos mais inteligentes. Segundo o neuropsiquiatra John Ratey, professor da Harvard Medical School (Escola de Medicina de Harvard), os exercícios físicos ajudam na produção de células cerebrais que agem sobre a memória e o aprendizado. Os exercícios trazem diversos benefícios ao nosso cérebro, eles regulam a ansiedade e o estresse, melhoram a atenção, a memória, a capacidade de aprendizado e aumentam a capacidade de superar frustrações.

Resumidamente podemos dizer que a atividade física regular nos torna mais inteligentes, pois prepara o cérebro para que este possa assimilar mais informações. Os exercícios físicos aumentam a liberação do BNDF, que é um fator neurotrófico que estimulam o crescimento de células nervosas em nosso cérebro.

Diante dos benefícios proporcionados ao cérebro, os exercícios físicos já começam a serem vistos como remédio para tratamento de algumas doenças; tais como a depressão. Segundo a Câmara dos Comuns, do Reino Unido, a atividade física deveria fazer parte de um procedimento básico para combater a depressão.

Um outo mal que pode ser combatido através da atividade física é o estresse. Da mesma forma que nos resistentes fisicamente, os exercícios faz com que nossa mente também fique forte; e, sendo assim, para que o estresse nos atinja é preciso uma carga maior de problemas.

Diante dos benefícios proporcionados ao cérebro pela atividade física, podemos enumerar algumas modalidades que são mais eficientes no estímulo ao trabalho cerebral. Dentre os esportes mais eficientes estão a capoeira e a ioga; porque ambas trabalham não só a força física mas, também, a coordenação motora. E, por trabalhar mais de uma área em específico, fazem com que o cérebro trabalhe ainda mais.

Contudo, é importante lembrar que a prática de atividades físicas deve ocorrer diante de um profissional especializado. Primeiro, é indicado que a pessoa procure um médico, para que este diga se essa pessoa está apta a praticar exercícios ou não; posteriormente, deve se consultar com um professor de educação física; se essa pessoa dispor de boas condições financeiras, um nutricionista também é indicado, para que a pessoa se alimente corretamente.

oglobo.globo.com;
fantastico.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário