Total de visualizações de página

terça-feira, 17 de abril de 2012

Teste pode apontar depressão

Um grupo de cientistas desenvolveram um teste de sangue que pode apontar a depressão em jovens e adolescentes. O teste pode servir para diagnosticar a doença porque foi capaz de encontrar 11 sinais da depressão. Uma pessoa pode ser considerada depressiva quando sua tristeza durar mais de 15 dias, quando seu senso de humor é alterado, quando alguém pensa em morrer ou suicidar-se, quando o indivíduo tem várias questões (envolvendo sua personalidade e costumes) alteradas.

A depressão traz diferentes males à saúde. A doença prejudica a capacidade de produzir das pessoas fazendo com que elas produzam menos no trabalho ou na escola; o sono também fica comprometido, pois muitos depressivos desenvolvem insônia; a depressão age, até mesmo, sobre o apetite, fazendo com que o doente ganhe ou perca peso.

A depreciação própria também é uma característica do pessimismo. O indivíduo pessimista costuma achar que é culpado por tudo de ruim que acontece (tanto na sua vida pessoal, quando com outras questões em que ele nem sequer está envolvido. Exemplo: "sou culpado pelas desgraças do mundo").

Há maneira de ajudar uma pessoa deprimida. Primeiro é necessário reprimir as características da doença; são elas: a desinformação e o estigma. A desinformação é uma questão que incomoda, porque muitas pessoas não enxergam a depressão como um problema médico e sim como um estado de baixa estima que é pontual, ou seja algo que vai passar. Contudo ela é uma doença que age sobre o cérebro e que não depende do doente para ela ir-se. O estigma é afetado, pois o doente acha que, por estar com depressão, ele é diferente dos outros e não se vê como doente, por achar que o problema dos outros é maior que o dele. 

A depressão pode ser causada por muitos motivos. Mas, em todos os casos de depressões há uma alteração dos neurotransmissores. Esses neurotransmissores são responsáveis de passar informações como prazer, dor e etc. de uma célula a outra. Por isso, o depressivo sofre uma alteração comportamental.

Essa doença pode atingir um estágio crônico. Isso significa que ela pode durar por mais de dois anos. Os sintomas da depressão crônica são como os outros, o que vai diferenciar o estagio crônico dos casos mais tradicionais é o tempo de duração.

veja.abril.com.br.


Nenhum comentário:

Postar um comentário