Total de visualizações de página

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Chocolate: mocinho e vilão

O chocolate é um alimento que traz benefícios e malefícios a saúde. Dentre os benefícios podemos apontar a sensação de bem estar, o alívio de tensões, melhora da TPM, ajuda a emagrecer, é antioxidante, anti-inflamatório, melhora o raciocínio, o humor, aumenta a expectativa de vida e baixa o colesterol; por outro lado, a iguaria é rica em gordura trans que, quando consumida em excesso, pode causar doenças como a hipertensão.

 Diante desse impasse, a nutricionista e autora de livro Rosana Farah aconselha o consumo do chocolate amargo, pois é o que mais apresenta cacau e, também, o que traz mais benefícios a saúde. Isso porque, segundo a nutricionista, os outros tipos de chocolate (ao leite e branco) concentram uma grande quantidade de gordura (com destaque para o chocolate branco que apresenta menos cacau e mais gordura). 

Rosana também cedeu informações importantes sobre o chocolate do tipo dietético. Segundo ela, para que o chocolate dietético tenha a mesma consistência do modelo tradicional, os fabricantes adicionam uma quantidade de gordura maior, ou seja, também são perigosos.

Diante do que já foi falado fica claro que o chocolate é um alimento que devemos apreciar com moderação (como dizem as propagandas de cerveja). E, seguindo essa tendência, uma dica importante é não comer chocolate após as refeições. Mas, se você não consegue resistir a iguaria, seguem algumas dicas para a desintoxicação, causada pelo chocolate:


  • Diminua os carboidratos, substituindo-os por proteínas; tais como: carnes, legumes e frutas;
  • Tome chá de salsinha; para tanto, basta ferver, coar e, finalmente, tomar;
  • Consuma água.

noticias.r7.com;
mdemulher.abril.com.br.


Nenhum comentário:

Postar um comentário